Alerta RAPEX: Fructis da Garnier Hair Food-Shampoos e Condicionadores



De acordo com informações transmitidas pela Comissão Européia através do Alerta nº A11/00001/21, notificado no Sistema RAPEX1 pela autoridade competente belga (AFMPS), xampus e condicionadores da linha Hair Food (Aloe Vera, Banana, Macadâmia, Melancia, Papaia), da marca Fructis da Garnier, podem, devido à sua apresentação, ser confundidos com alimentos.


Estes produtos cosméticos, colocados no mercado pela L'ORÉAL, têm sido amplamente distribuídos no mercado europeu desde janeiro de 2020, e nenhum caso de ingestão intencional ou acidental foi relatado.

Embora estes produtos não apresentem riscos à saúde e segurança dos consumidores em condições normais de uso, eles têm sido sujeitos a medidas corretivas destinadas a reduzir o risco de confusão com alimentos para os consumidores, em particular crianças.


Entre as medidas acordadas com a autoridade competente belga (AFMPS), e com outras autoridades competentes européias, destacamos as mudanças no sistema de fechamento e selagem das embalagens, que visam dificultar a sua abertura, e as advertências e outras informações ao consumidor incluídas na rotulagem de cada um dos produtos, na forma de texto, imagens ou outros sinais figurativos.


Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

28 views